Sonia Salcedo del Castillo

In

Projetos (in) provados é o nome da coletiva que reúne obras realizadas nos arredores urbano e arquitetônico da CAIXA Cultural do Rio, criadas por 12 artistas: Fernanda Junqueira, Guga Ferraz, Jarbas Lopes, Marcos Chaves, Luiz Monken, Neno del Castillo, Raul Morão, Regina de Paula, Ricardo Becker, Ronald Duarte, Suely Farhi e Zalinda Cartaxo. Como sugere o título, trata-se de um conjunto in situ – projetos experimentados em locais específicos, relacionando arte e arquitetura para além dos limites convencionais de uma galeria.

Indissociável do entorno ( interno e externo) do espaço expositivo da CAIXA, a mostra evoca um leque simbólico amplo quanto à diversidade poética dos tempos atuais, para abordar o binômio arte/arquitetura, enquanto linhas de circuito, visualidades e subjetividades. Não é sem razão, portanto, que o conjunto artístico escolhido transite, livremente, por linguagens, meios e suportes distintos: do desenho à ação, perpassando a pintura, a escultura, a instalação, a intervenção. (...)

(...) Diáfano, suspenso sobre a cabeça das pessoas, transeuntes/visitantes. Azul céu grandioso que se perde com a luz. Coletor de sonhos, de Fernanda Junqueira, é assim, escultura quase invisível. Um desenho leve e sinuoso, transparente no espaço, lançado à imaginação. Faz lembrar dois ouvidos a escutarem nossos pensamentos. Grandes narinas a farejarem nossos desejos... Antenas receptoras comunicantes... Duto de vento... Rede ou puçá com dupla boca, na entrada da CAIXA. Silhueta sutil, estratégica e monumentalmente pendurada na boca de cena da visualidade pública ( ou ao contrário?). A maneira de um mamulengo equilibrista, sustentado por fios, representando ora um jarro, ora trombeta, empresta forma ao vazio ou ao silêncio, à solitária imagem social. ( ...)

Trechos do texto de Sonia Salcedo del Castillo no catálogo da exposição coletiva “Projetos (in) provados”, de sua curadoria, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, em 2010.