Artista plástica carioca, atuante desde meados da década de 1980, formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado ( latu-sensu) no curso de Especialização em história da arte e arquitetura no Brasil pela PUC-RJ. De seu currículo constam diversos cursos nas áreas de arte e filosofia, cursos práticos de desenho, fotogravura e outros na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no MAM-RJ; curso de fotografia profissional no Senac; e curso de arte na educação na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro.
Trabalhou na área cultural, no setor educativo da Fundação Raymundo Castro Maya, Rio de Janeiro, de 1982 a 1985; na Assessoria do Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, de 1997 a 1999; e na produção executiva de exposições de arte em diversas instituições nacionais.
Em 2000, recebe o Prêmio de Bolsa do 5º Programa de Bolsas do Instituto Municipal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, RioArte, com o projeto Conjunto vazio, um espaço topológico. A pesquisa iniciada com esculturas de grandes formatos em cerâmica possibilita uma série de investigações que resulta na realização de exposições individuais em amplos espaços, entre eles, o Paço Imperial, Rio de Janeiro, e o Centro Cultural Maria Antônia, em São Paulo, ambas em 2002-2003.
Em junho de 2013, o Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, Funarte-RJ, inaugura novas investigações com a instalação intitulada Jardins submersos, um espaço líquido, criada especificamente para o local, a Galeria Mezanino no Palácio Capanema, Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2014, realiza a mostra Aquarelas submersas, na Galeria MUL.TI.PLO Espaço Arte, no Rio de Janeiro.


Entre as exposições coletivas, podemos destacar, em 2014, além das participações na Art-Rio e na SP-Arte com a Galeria Mul.TI.PLO Espaço Arte em 2013, 2012 e 2011: as coletivas Múltiplo+Múltiplo, Galeria Múltiplo Espaço Arte, Rio de Janeiro, 2013 e 2012; Arte Brasileira: além do sistema", curadoria Paulo Sérgio Duarte. Galeria Estação, São Paulo, SP 2010; Projetos IN-Provados, com curadoria de Sonia Salcedo, Caixa Cultural Rio de Janeiro, 2010; Ar opaco – variações cariocas, Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2009; Coletiva, Espaço Gávea Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2007; Núcleos Contemporâneos, Valu Oria Galeria de Arte, São Paulo, 2004; Quatro Matérias, exposição itinerante no Sesc, e Grande Orlândia, São Cristóvão, Rio de Janeiro, ambas em 2003; Pequenos Formatos, Escritório de Arte Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, 2001; Desenho Contemporâneo – Quatro artistas brasileiros, Centro Cultural São Paulo e Caelum Gallery, Nova York, EUA, 1999, e Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2000; MercoArte, Mar del Plata, Argentina, 1999; Gesto Mínimo, com curadoria de Luiz Sérgio Oliveira, Galeria de Arte UFF, Niterói, 1997; Influência Poética, com curadoria de Paulo Venâncio Filho, Paço das Artes, Belo Horizonte, e Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1996.


Entre as principais exposições individuaisJardins Submersos, um espaço líquido - Prêmio Projetéis Funarte de Arte Contemporânea, Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, 2014; Aquarelas Submersas, Galeria Múl.ti.plo Espaço Arte, Rio de Janeiro, 2014; Voluminosos, Galeria 90 Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2005; Conjunto Vazio, Valu Oria Galeria de Arte e Centro Cultural Maria Antônia, ambas em São Paulo, 2003; Conjunto Vazio, Paço Imperial, Rio de Janeiro, e Galeria Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 2002; Desenhos, Valu Ória Galeria de Arte, São Paulo, 1997; Centro Cultural São Paulo, e Galeria Macunaíma, Funarte, Rio de Janeiro, ambas em 1996; Galeria Paulo Cunha e Galeria de Arte Sesc, Rio de Janeiro, 1985.


Bibliografia selecionada

Brito, Ronaldo. “Forma do vazio”. Texto da exposição individual Conjunto Vazio. Paço Imperial, Rio de Janeiro, e Galeria Valu Ória, São Paulo, 2002-2003.

______. “Forma do vazio”. In: Lima,Sueli de(org.). Ronaldo Brito, experiência crítica. São Paulo: Cosac & Naify.

Bueno, Guilherme. “Intuição ponderada”. Texto da exposição individual Voluminosos. Galeria 90 Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, novembro de 2005.

Duarte, Paulo Sérgio. “Quase pintura, mais que desenhos”. Texto de apresentação da exposição individual na Galeria Macunaíma, Funarte, RJ, março de 1996.

Naves, Rodrigo. “Mundos contínuos, incompletos”. Texto de apresentação da exposição Desenho Contemporâneo – Quatro artistas brasileiros. Centro Cultural São Paulo, São Paulo; Paço Imperial, Rio de Janeiro; e Caellum Gallery, Nova York, EUA, 1999-2000.

Reis, Paulo. Texto da exposição Quatro Matérias, coletiva itinerante, Sesc-RJ, Rio de Janeiro, 2003.

Venâncio Filho, Paulo. Texto crítico da instalação Jardins submersos, um espaço líquido, Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea 2013, Funarte, Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, RJ.

Werneck, Fabiana. Texto de apresentação da exposição Conjunto Vazio. Centro Cultural Maria Antonia, São Paulo, 2003.

Textos publicados

“Sobre o conceito de instalação”. Revista Gávea, nº 14, publicação semestral do curso de especialização em história da arte e arquitetura no Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1996.

“Conjunto vazio”. Texto de apresentação da exposição individual. Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, abril de 2002.

 

 

Artist born in Rio de Janeiro, active since the mid-1980s, with a degree in Painting by the Escola de Belas Artes [School of Fine Arts] of the Universidade Federal do Rio de Janeiro [Federal University of Rio de Janeiro], and  Specialisation in History of Art and Architecture in Brazil by PUC-RJ [Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro]. In her résumé figure several courses in the areas of art and philosophy, practical courses of drawing, photoprint, among others, at the Escola de Artes Visuais do Parque Lage [Parque Large School of Visual Arts] and at MAM-RJ [Modern Art Museum of Rio de Janeiro]; course of professional photography at Senac; and course of art in education at the Escolinha de Arte do Brasil [Art School of Brazil], in Rio de Janeiro.
She has worked in the cultural area, in the educational division of the Fundação Raymundo Castro Maya, Rio de Janeiro, from 1982 to 1985; as the board’s assistant at the Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, from 1997 to 1999; and in the executive production of art shows in several national institutions.
In 2000, is awarded the Prêmio de Bolsa [Scholarship Award] of the 5th Scholarship Program of Rioarte [Municipal Institute of Art and Culture of Rio de Janeiro], with the project Conjunto vazio, um espaço topológico [Empty set, a topological space]. The research which began with sculptures of big formats in ceramic enabled a number of investigations that resulted in the carrying out of solo exhibitions in great spaces, such as the Paço Imperial, Rio de Janeiro, and the Centro Cultural Maria Antonia, in São Paulo, both in 2002-2003.
In June 2013, the award Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, Funarte-RJ, initiates new investigations with the installation entitled Jardins submersos, um espaço líquido [Underwater Gardens, a Liquid Space], specifically created for that venue, the Galeria Mezanino at the Palácio Capanema [Capanema Palace], Rio de Janeiro. In February 2014, she presents the show Aquarelas submersas [Underwater Watercolours], at the Galeria MUL.TI.PLO Espaço Arte, in Rio de Janeiro.


Among the group exhibitions we can highlight, 2014 besides the participation in Art-Rio and SP-Arte via Galeria Mul.TI.PLO Espaço Arte in 2013, 2012 and 2011: the group shows Múltiplo+Múltiplo [Multiple+Multiple], Galeria Múltiplo Espaço Arte, Rio de Janeiro, 2013 and 2012; Arte Brasileira: além do sistema", curadoria Paulo Sérgio Duarte. Galeria Estação, São Paulo, SP. 2010; Projetos IN-Provados [NON-Proved Projects], curated by Sonia Salcedo, Caixa Cultural Rio de Janeiro, 2010; Ar opaco – variações cariocas [Opaque Air – Carioca Variations], Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2009; Coletiva [Collective], Espaço Gávea Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2007; Núcleos Contemporâneos [Contemporary Centres], Valu Oria Galeria de Arte, São Paulo, 2004; Quatro Matérias [Four Subjects], itinerant exhibition in Sesc, and Grande Orlândia [Great Orlândia], São Cristóvão, Rio de Janeiro, both in 2003; Pequenos Formatos [Small Formats], Escritório de Arte Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, 2001; Desenho Contemporâneo – Quatro artistas brasileiros [Contemporary Drawing – Four Brazilian Artists], Centro Cultural São Paulo and Caelum Gallery, New York, USA, 1999, and Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2000; MercoArte, Mar del Plata, Argentina, 1999; Gesto Mínimo [Minimum Gesture], curated by Luiz Sérgio Oliveira, Galeria de Arte UFF, Niterói, 1997; Influência Poética [Poetic Influence], curated by Paulo Venancio Filho, Paço das Artes, Belo Horizonte, and Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1996.


The main solo exhibitions: Underwater gardens, a liquid space - Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, Palacio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, 2014; Underwater watercolors, Galeria Mul.ti.plo Espaço Arte, Rio de Janeiro, 2014; Voluminous, Galeria 90 – Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2005; Empty Set, Valu Oria Galeria de Arte and Centro Cultural Maria Antonia, both in São Paulo, 2003; Empty Set, Paço Imperial and Galeria Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 2002; Drawings, Valu Oria Galeria de Arte, São Paulo, 1997; Centro Cultural São Paulo, and Galeria Macunaíma, Funarte, Rio de Janeiro, both in 1996; Galeria Paulo Cunha and Galeria de Arte Sesc, Rio de Janeiro, 1985.


Selected Bibliography

Brito, Ronaldo. “Forma do vazio”. Text from the solo exhibition Conjunto Vazio. Paço Imperial, Rio de Janeiro, and Galeria Valu Oria, São Paulo, 2002-2003.

______. “Forma do vazio”. In: Lima,Sueli de(org.). Ronaldo Brito, experiência crítica. São Paulo: Cosac & Naify.

Bueno, Guilherme. “Intuição ponderada”. Text from the solo exhibition Voluminosos. Galeria 90 Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, November 2005.

Duarte, Paulo Sérgio. “Quase pintura, mais que desenhos”. Presentation text of the solo exhibition at the Galeria Macunaíma, Funarte, RJ, March 1996.

Naves, Rodrigo. “Mundos contínuos, incompletos”. Presentation text of the exhibition Desenho Contemporâneo – Quatro artistas brasileiros. Centro Cultural São Paulo, São Paulo; Paço Imperial, Rio de Janeiro; and Caellum Gallery, New York, USA, 1999-2000.

Reis, Paulo. Text of the exhibition Quatro Matérias, itinerant group show, Sesc-RJ, Rio de Janeiro, 2003.

Venancio Filho, Paulo. Critical text of the installation Jardins submersos, um espaço líquido, award Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, Funarte, Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, RJ.

Werneck, Fabiana. Presentation text of the exhibition Conjunto Vazio. Centro Cultural Maria Antonia, São Paulo, 2003.

Published texts

“Sobre o conceito de instalação”. Revista Gávea [magazine], n. 14, biannual publication of the specialisation course History of Art and Architecture in Brazil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1996.

“Conjunto vazio”. Presentation text of the solo exhibition. Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, April 2002.